O pacote de obras que fazem parte do Complexo Anhanguera visa minimizar os problemas
de congestionamento nas principais saídas da Rodovia Anhangüera (SP-330), no trecho da
Grande São Paulo, entre os quilômetros 12,5 e 19. O Complexo pretende atender e aliviar
a demanda de tráfego das marginais paulistanas. Tal projeto foi concebido pela AutoBAn
(Grupo CCR).


A ENGETI elaborou os projetos executivos dos Viadutos do km 14+300m, km 14+900
(Viaduto Mutinga) e km 19+000 (Viaduto de Acesso ao SBT).

AutoBAn: www.autoban.com.br
CCR: www.grupoccr.com.br




O transbordamento do Arroio Passo do Pinto em Março de 2011 danificou encontro da ponte localizada no km 469 da rodovia BR-116, interditando o tráfego no local.

A Concessionária de Rodovias ECOSUL (Grupo EcoRodovias) contratou a ENGETI para
solucionar o problema. Partiu-se para solução de demolição da ponte existente e implantação
de nova ponte no local. Devido aos danos no encontro da ponte existente, implantou-se desvio provisório para liberar o tráfego da rodovia.

A construção da nova ponte foi concluída em Março de 2012.


ECOSUL: www.ecosul.com.br





Este novo viaduto foi construído para duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) no km 129+250m, próximo ao munícipio de Araçoiaba da Serra no Estado de São Paulo.

A ENGETI foi contratada pela Concessionária SPVias (GRUPO CCR) para elaborar o projeto de construção deste viaduto. Para reduzir o prazo de construção do viaduto, utilizamos o sistema ABC (Accelerated Bridge Construction).



CCR SPVias: www.spvias.com.br








A ponte sobre o córrego dos Remédios está situada na Rodovia Presidente Dutra (BR-116) no km 288+800m na pista lateral Norte, no município de Porto Real no Estado do Rio de Janeiro.

A ENGETI foi contratada pela Concessionária NovaDutra (Grupo CCR) para elaborar projeto executivo de recuperação e reforço da obra. O reforço consistiu na adequação funcional da obra (implantação de barreiras rígidas, melhoria dos passeios para pedestres e substituição dos guarda-corpos), adequação estrutural da obra ao TT45, implantação de laje de aproximação em ambos os encontros, entre outros reforços.

As obras começaram em agosto de 2009 e foram concluídas em fevereiro de 2010.


CCR NovaDutra http://www.novadutra.com.br
CCR http://www.grupoccr.com.br




Um problema estrutural fez com que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) interditasse a obra em março de 2008 por questões de segurança. A ponte sobre o Rio Samambaia está localizada no quilômetro 206 da PR-151, na divisa dos municípios de Jaguariaíva e Sengés, no Paraná.

A ENGETI foi contratada pela Concessionária RodoNorte (Grupo CCR) para elaborar projeto executivo de recuperação e reforço da obra. O reforço estrutural consistiu no reforço de viga avariada da ponte com a utilização de protensão externa.

A ponte foi liberada ao tráfego em Abril de 2008.


CCR RodoNorte http://www.rodonorte.com.br
CCR http://www.grupoccr.com.br




Museu instalado em uma área de 6.900m² sob as arquibancadas do Estádio Municipal
Paulo Machado de Carvalho (Estádio do Pacaembu) localizado em frente à Praça Charles
Miller, em São Paulo.


A ENGETI projetou as seguintes intervenções no museu do futebol:

• Implantação do auditório (eliminação dos pilares e reforços de vigas);

• Implantação das saídas de emergência em estrutura metálica;

• Implantação das passarelas de madeira atirantadas para interligação entre os vários setores;

• Envelopamento dos pilares (retirada de lajes/vigas) para ampliação dos espaços;

• Reforço de blocos de fundação;

• Implantação de escadas rolantes e elevadores;

• Fechamento de lajes (onde eram anteriormente as escadas e elevadores);

• Implantação de pisos técnicos (mezaninos, rampas e outros).


Período da obra:
De julho de 2007 a setembro de 2008
Site: http://www.museudofutebol.org.br




Interditada desde agosto de 2007 por questões de segurança, a ponte Orlando Mazzer,
localizada no quilômetro 4,7 da SP-113, em Tietê, região de Sorocaba.

Desde agosto de 2007, os usuários eram obrigados a fazer um desvio de 14 quilômetros
para seguir viagem pela Rodovia Dr. José Roberto Rodrigues (SP 113) que liga a Rodovia
Marechal Rondon (SP 300), em Tietê à SP 101, em Rafard.

A ENGETI foi contratada pela Concessionária Rodovias do Tietê para elaborar o projeto
executivo de alteamento e reforço da ponte. As obras foram entregues pela Concessionária Rodovias do Tietê antes do prazo de 30 de novembro de 2007 estipulado pela ARTESP.

A ponte foi liberada ao tráfego em Novembro de 2009.


Rodovias do Tietê: www.rodoviasdotiete.com.br





A ponte sobre o Rio São Gonçalo está situada na Rodovia Presidente Dutra (BR-116) no km 064+370m, na pista Norte, no município de Guaratinguetá no Estado de São Paulo.

A ENGETI foi contratada pela Concessionária NovaDutra (Grupo CCR) para elaborar projeto executivo de recuperação, reforço e alargamento da obra. As adequações estruturais previstas
no projeto são: execução de linha adicional de apoio, executados em tubulões à ar comprimido,
para o suporte do alargamento do tabuleiro; suplementação de armadura (passiva e ativa)
das vigas longarinas existentes; implantação de sobrelaje; implantação de lajes de aproximação.

As obras foram concluídas em Abril de 2013.


CCR NovaDutra: www.novadutra.com.br








A ENGETI elabora projetos estruturais para implantação de lojas, atuando na implantação de mezaninos em estrutura metálica, cobertura em estrutura metálica, plataformas técnicas, treliças
em estrutura metálica, escadas fixas ou rolantes, entre outras implantações.


Lojas Marisa: www.marisa.com.br






Esta edificação foi construída em 1906 e possui quatro pavimentos, incluindo o térreo, sendo constituída por paredes portantes de tijolos cerâmicos. Os pisos dos pavimentos superiores são constituídos por lajes mistas de concreto e perfis metálicos, apoiadas diretamente nas paredes
de alvenaria.

A ENGETI foi contratada pela Fundação Roberto Marinho para desenvolver o projeto
de adequação funcional, recuperação e reforço da edificação. Para o reforço das lajes
da edificação, utilizou-se uma solução mista: na laje do primeiro pavimento, o reforço
foi realizado com estrutura metálica; para as lajes do segundo e terceiro pavimentos,
o reforço foi realizado com fibra de carbono.

Além disso, a ENGETI prestou assessoria técnica durante as obras de instalação do museu, localizado em Recife/PE.


O museu foi inaugurado em Fevereiro de 2014.


Paço do Frevo: www.pacodofrevo.org.br








A ENGETI elabora laudo de viabilidade para cargas especiais indivisíveis em todo o Brasil.











A ENGETI foi contratada pela transportadora TRANSDATA para efetuar o estudo de viabilidade do transporte de tambores de coque e reatores que pesam entre 265 à 604 toneladas do Porto de Suape à Refinaria Abreu de Lima da Petrobras. Para viabilização do transporte, foi necessário um reforço provisório de um viaduto existente no percurso com a utilização de andaimes estruturais.

Avenida Angélica, 1996 CJ 404 • Consolação • São Paulo/SP • BRASIL • CEP 01228-200 • TEL.: 55 (11) 3666.9289
HOMEEMPRESAPROJETOSNOTICIASCONTATOTRABALHE CONOSCO